Após um longo período de seca todos estão felizes  com as chuvas  

As pessoas não imaginam como é difícil para o Produtor enfrentar a seca. Sem a chuva, seria impossível a sobrevivência do Produtor Rural, que depende da terra para produzir .

Por isso é muito importante ter responsabilidade no uso da água,  a seca serve de lição de vida, só não aprende com a seca quem não quer, a verdade é que a cada dia chove menos e quando chove um pouco mais durante um certo período as pessoas esquecem que logo o sol volta forte.

Enquanto não acontecer uma divulgação dos Órgãos Públicos educando a população para o uso correto da água, pouca coisa irá mudar. Por falta de informação, o Produtor Rural agride o meio ambiente e às vezes tenta resolver o seu problema de imediato .

Sabemos que a humanidade precisa progredir e não tem como acontecer o progresso sem a preservação da natureza que precisamos para nossa sobrevivência. E as pessoas, infelizmente agindo somente em busca  de dinheiro, enfrentam a polícia e seguem desmatando sem a devida Licença Ambiental.

São pessoas que estão pensando no momento, e esquecendo que os seus familiares também dependem da natureza para sobreviver, até porque não temos como saber quantos dias viveremos na terra .

Hoje em dia, existem vários Escritórios especializados em Consultoria Ambiental atuando com competência e contribuindo para não deixar o Produtor Rural cometer erros, foi-se o tempo em que recorrer à informação era  complicado, imagine a seguinte situação …

Você precisa em questão de urgência fazer um poço somente para matar a cede do gado e depende de uma retroescavadeira. Por falta de informação e vendo o gado com cede, aflito coloca a retroescavadeira para cavar em uma área de preservação permanente, o problema é que existe o risco de tomar uma multa e que com certeza sai bem mais caro que uma Consultoria Ambiental. Tem pessoas que insistem em trabalhar errado. Por exemplo, no Estado do Espírito Santo é necessário procurar o IEMA, IDARF, etc.

É impressionante, mas é uma verdade, hoje você não pode fazer nada sem as devidas autorizações. Entendo que, desde que seja um procedimento pequeno que não vai afetar vizinhos e a natureza, somente para matar a cede dos animais, deveria ter mais flexibilidade na relação com o Produtor Rural.

Sou contra os abusos, em todos sentidos precisamos  respeitar as leis, sendo assim, não deixe de procurar os especialistas em Consultoria Ambiental da sua cidade e trabalhe certo.

O Produtor precisa está atento ao que se passa ao redor para estar preparado para as novas situações e encarar a questão ambiental com uma missão, espero que com os meus artigos posso estar contribuindo para a reflexão do Produtor Rural e devido à minha experiência como Produtor de Leite, tento a cada dia estar aberto às novas informações .

Repito, é necessário plantar cana, napier, milho, fazer comida à vontade para enfrentar o período da seca, digamos um plano B para não ser pego desprevenido, dependemos do clima para o sucesso do negócio.

Concluímos então que face a tudo isto, o Produtor precisa realmente se preparar para o período da seca. E, quero enfatizar o trabalho de um Veterinário que está fazendo um trabalho de grande importância em toda região, ajudando o Produtor Rural na gestão da fazenda e no aumento da produção de leite, parabéns Dr. Pablo, filho do Paulino de Vila Pereira, Distrito de Nanuque/MG. O Dr. Pablo, mostra que a pecuária de leite é uma das melhores opções para ter uma renda mensal no meio rural .

Por mais que começou a chover  nesse momento, precisamos aproveitar a água da chuva, armazenando de forma correta e sem agredir o meio ambiente .

Geam Brito

www.geambrito.com.br

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here